Título da Redação: Estado Laico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A diversidade cultural tem como base um único princípio, a formação de sociedades heterogêneas, com seus costumes,artes,crenças,conhecimentos,leis,morais e tudo que transmite a identidade de um grupo social,massa ou população.Mas como sempre, onde há diferença ou contraste, há também preconceito e desrespeito, principalmente quanto à religião, considerada por muitos a principal característica de uma população, como no Brasil por exemplo, que, deveria, ser um país laico.
Desde o princípio do mundo, o ser humano estava espalhado e isolado, dando origem a várias sociedades diferentes e heterogêneas.Com sua evolução no decorrer do tempo, principalmente no transporte e na comunicação, sociedades sobrepuseram-se umas às outras, gerando forte influência e contraste cultural por todo o mundo, gerando conflitos para defender suas crenças e costumes.As Cruzadas, por exemplo, que aconteceram do século 6 ao 8 e tinham como objetivo impor o cristianismo na Terra Santa (Palestina).
Uma das acusações mais comuns feitas às religiões é que elas causam mais violência do que paz. Por essa ótica, o mundo seria um lugar melhor sem elas e suas rixas. As divisões religiosas atravessam continentes, épocas e ainda hoje influenciam a política, a economia e as comunidades.Isso não é diferente no Brasil, onde, a intolerância religiosa, caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de outros, não permite o direito do brasileiro de seguir seus próprios ideais.
Perseguição, prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis. Tudo acarretado pela intolerância religiosa, tendo sido criado até mesmo o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), uma tentativa criada pelo governo para abolir tal atitude, hoje fora da lei.
O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.Este, tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião. Uma solução simples, seria colocar de fato a constituição em prática, seja por meio policial ou militar, conscientizar os mais jovens sobre a liberdade cultural disponível a todos, e também atitudes tomadas pelo governo como o dia nacional de combate à intolerância religiosa, o que faria o país de fato, laico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018