Título da Redação: Estado laico e pacífico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O Brasil é um país conhecido pela sua miscigenação histórica, por uma grande diversidade de culturas e pessoas. Sendo esse, um Estado laico, deveria não ter fanatismos e intolerâncias religiosas, porém, ainda no século XXI, há ideologias extremistas que fazem com que o país perca esse posto de nação heterogênea.
Segundo uma pesquisa da Uol, o número de denúncias cresce muito desde 2011. Foram 252 casos registrados em 2015 pelo Disque 100. Com isso, nota-se que o Brasil está longe de uma conjuntura pacífica, pois existe uma inflexibilidade muito presa na sociedade, onde há praticantes de ofensas, descriminação e violências físicas. No entanto, o país felizmente não se encontra nem perto de países como no Oriente Médio, por exemplo, onde há um radicalismo do quais milhares de pessoas são mortas.
Vale ressaltar que as principais vítimas no Brasil são das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, mesmo havendo constituições que protegem esses cultos. Além da laicidade do Estado, há também, decretos que dizem que a liberdade de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Constituição Federal e que toda pessoa terá o direto a liberdade de pensamento e religião. Esses são fatores onde as leis nacionais encontram-se ausentes.
Portanto, diante desses impasses religiosos, medidas precisam ser tomadas para um país mais harmonioso. É necessário que o Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação, criem palestras nas escolas, junto de especialistas e professores, a fim de conscientizar pais e alunos a respeito das intolerâncias. Ainda, a mídia como formadora de opinião, deve expor mais as culturas e crenças antagônicas para mostrar que é possível viver com a diferença. Pois como já dizia Jean-Paul Sartre: ‘’ A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018