Título da Redação: Falsa tolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Durante o período da Santa Inquisição, pessoas eram perseguidas e mortas por confessarem uma fé diferente dos dogmas católicos. Esse quadro mudou e, hoje, é garantido constitucionalmente o direito de cada cidadão exercer suas crenças sem ser humilhado ou escarnecido em decorrência delas. Entretanto, percebe-se que na prática muitas vezes esse direito não funciona, e grupos com intenções maldosas ferem física e emocionalmente membros de outras religiões.
Primeiramente, é importante ressaltar que a falta de conhecimento sobre determinada religião é uma das principais causas da intolerância. Comumente, uma religião é julgada por apenas parte de suas crenças, e muitas vezes por conceitos que na verdade não fazem parte dela. Isso faz com que extremistas ataquem de várias formas diferentes grupos religiosos, violando seu direito de liberdade.
Outro ponto importante, é a quantidade de denúncias que cresce anualmente sobre a intolerância religiosa. Esse fato demonstra que não está havendo a tomada de medidas governamentais eficazes para combater esse crime, gerando mais medo, principalmente em alguém membro de uma religião afro-brasileira, de sair na rua ou comparecer em eventos públicos e ser discriminado em razão da sua fé.
Portanto, esse é um impasse que precisa ser resolvido. Immanuel Kant disse: "o homem é aquilo que a educação faz dele", logo, o Ministério da Educação, juntamente com as escolas, deve promover cartilhas a respeito de todas as religiões para que as crianças conheçam-nas de verdade e não haja preconceitos. Também no âmbito infanto juvenil, a participação da família no processo de educar as crianças e jovens a respeitar as crenças alheias é imprescindível. Ainda na área da educação, deve-se realizar mudanças na estrutura de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para sabatistas, para que eles realizem as provas de maneira igualitária aos demais. Ademais, a Polícia Civil deve aumentar a fiscalização sobre os casos de denúncias e adotar medidas severas para os que desrespeitarem as leis que garantem a liberdade religiosa, e as prefeituras e órgãos públicos devem realizar palestras sobre os males que a intolerância religiosa causa. Outras medidas podem ser tomadas, mas esses são os passos iniciais para que a intolerância religiosa no Brasil não exista mais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018