Título da Redação: Herança e Intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por BM


Durante a colonização do Brasil, a miscigenação racial e cultural foi intensa, visto a junção de diversos povos – indígenas, africanos e europeus – nessa época. Assim, uma das heranças deixadas foi a pluralidade religiosa, uma característica singular do país. Entretanto, apesar de tal aspecto ser admirado por muitos, ainda há intolerância, a qual tem gerado graves problemas, seja pelo fanatismo religioso, seja pela insuficiência das leis.
O problema da intolerância religiosa no Brasil é de longo prazo, visto que os índios e os negros,foram impedidos de praticarem seus cultos, pois a religião europeia era a única tida como correta. Apesar de passados mais de 500 anos, o pensamento de que existem religiões erradas é vigente por fanáticos, e por isso, praticam atos de ódio e violência contra outras crenças e religiosos, incendiando terreiros, quebrando imagens santas, ou até mesmo agressões pela internet. Tais comportamentos se perpetuam, principalmente, em função da insuficiência de debates sobre o assunto, tanto nas religiões, quanto nas escolas.
Outrossim, é indubitável que a questão constitucional está entre os fatores que impedem o fim da intolerância, pois, apesar da existência de lei e meios de denúncia, como o Disque 100, a punição, de um até três anos de prisão é insuficiente. Além disso, grande parte dos crimes acontecem pela internet, o que dificulta na identificação e punição dos culpados, devido à falta de profissionais especializados para solucionar esse tipo de crime.
De acordo com Aristóteles, o Estado deve buscar, por meio da justiça, alcançar o equilíbrio. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça aplicar penas mais rigorosas e educar os intolerantes religiosos, através de palestras e livros, a fim de que tornem-se respeitosos para com outras religiões. Ademais, é imprescindível um maior debate sobre o assunto nas escolas e religiões, por meio de aulas e ensino voltado à tolerância religiosa. E por último, é necessário a formação e contratação, pela Polícia Civil, de profissionais da computação para identificar e punir os infratores cibernéticos. Desse modo, será possível diminuir os casos de intolerância religiosa no Brasil.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018