Título da Redação: Humanidade em retrocesso

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por David Moreira


O ser humano, sempre buscou na sua vida religiosa as respostas para o mundo que o rodeia. A partir disso, muitas sociedades adotaram seitas religiosas, com esse intuito, sendo essas crenças pautadas em um fator comum, a pregação da paz e do amor. Diante disso, cabe a pergunta: Pode uma seita que dissemina bons valores, como esses últimos, ser intolerante ou até discriminatória ?
Na era medieval, na qual a sociedade era voltada para a religião cristã, no continente europeu, quem praticasse algum outro tipo de crença era considerado um herege e deveria morrer na fogueira da inquisição. Assim, essa mesma religião que cultuava a paz, a humildade e o amor considerava outros credos como errôneos. Diante disso, o pensamento fundamentalista e discriminatório da religião, ainda é, na atual sociedade um crime contra os direitos humanos, na medida em que mata, discrimina e aterroriza em nome do seu ser supremo.
Ademais, a intolerância à outras crenças, não só acarretou em terrorismo e morte, como no atual caso do estado Islâmico, como também no retrocesso cientifico. Muitos foram os cientistas e pensadores taxados de hereges e diabólicos, ao olhar da igreja, que obrigava-os a retratar suas pesquisas, e alegar como certo o pensamento dessa instituição. Para tanto, textos , teses, pesquisas, dissertações, foram arquivadas e eliminadas por irem contra o pensamento da igreja.
Portanto, a intolerância religiosa deve ser considerada um crime e e seus praticantes devem ser punidos. Contudo, apenas a punição não resolveria, antes, é necessário reeducar esse individuo, com o intuito de torna-lo tolerante à outras crenças. Para isso, terapias em grupos com pessoas de diferentes credos, devem ser implementados. Isso permitirá o pensamento diferenciado, pois a pessoa passará a conhecer e respeitar, o diferente. Assim, será possível que a tolerância e a religião coexistam.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018