Título da Redação: Ignorância religosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


É notório que a religião é predominante no mundo inteiro. Sendo que tenha o mesmo objetivo ela se divide em vários nomes, costumes e outros conceitos e isso, claramente, resulta certo conflito entre membros de religiosidades diferentes. Intolerância religiosa é o termo usado para a ação de desrespeito a qualquer religião sendo tradicional ou não. Esse desrespeito sempre esteve presente no cotidiano mundial, mas o Brasil era um ponto fraco até que há pouco tempo atrás o país vem mostrando certo aumento nessa atitude. Sendo um país tão diversificado esse desrespeito deveria ser nulo, certo?
A religião é apontada como uma das principais causadora de conflitos no mundo todo, como perseguições, desrespeito, guerras e outras ações. Com o passar das décadas, essas atitudes foram sendo diminuídas, mas não deixaram de existir. No mundo atual o desrespeito a religiões possuem certo destaque: praticantes de certa religião são agredidos verbalmente e fisicamente por outros religiosos que não são da mesma doutrina. Os motivos que levam a essas atitudes são muitos, mas os que mais se destacam são a ignorância e o desprezo por coisas diferentes ao cotidiano.
No Brasil, os motivos são exatamente os mesmos mencionados que levam pessoas de diferentes religiões serem agredidas. O Islamismo e o candomblé são as religiões mais discriminadas no Brasil. Em um recente acontecimento, uma menina de apenas onze anos foi atingida por uma pedra quando estava saindo de reunião de candomblé no Rio de Janeiro, esse ato foi feito por um protestante que conseguiu fugir antes de ser indiciado. Outro ato de intolerância religiosa foi praticado contra uma mulher muçulmana que estava andando por uma rua também no rio de janeiro que foi atingida com um soco no rosto por um homem que disse que odeia terrorista, argumento levando por ele. Mas muitos outros praticantes de religiões diferentes são alvos de intolerância no Brasil, não existe um padrão.
É notável que a intolerância religiosa no Brasil, tem certo vinculo com o preconceito. Observando as religiões que mais são alvos de intolerância é possível afirmar o vinculo mencionado anteriormente, só que o preconceito não é o único culpado, os rótulos que foram impostos nessas religiões tem sua parcela de culpa. Somos levados a acreditar que se esses rótulos fossem quebrados, como por exemplo, que todo muçulmano é terrorista, a intolerância seria algo fraco. Assim, se mais pessoas estivessem dispostas a conhecer outras religiões a ignorância religiosa seria extinta e a intolerância teria fim.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018