Título da Redação: Igualdade em meio a diversidade.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Katarina


Muçulmanos, budistas, judeus, espíritas, cristãos, e protestantes: esses são alguns seguidores religiosos encontrados no Brasil. Essa diversidade é resultante da miscigenação cultural histórica no país. Contudo, o convívio harmonioso entre esses grupos nem sempre é possível, emergindo assim em uma questão ignorada por grande parte da sociedade, entretanto, presente na vida de muitos. A intolerância religiosa e saber conviver com as diferenças ainda é um grande desafio para os brasileiros.
Segundo Daniel Melgaço, ‘’a intolerância religiosa é causada por conta da vaidade do ser humano egocêntrico que se diz teocêntrico mas, na verdade, tem a necessidade de se achar o único correto em tudo.’’ Além da vaidade, há o fanatismo, cujo o massacre, na França, contra o Jornal de Charlie Hebdo - muito famoso por fazer críticas ácidas ao islamismo e outras religiões- que deixou 12 mortos, esclareceu o o quanto pode ser destruidor. Ademais, não há educação voltada para a ética, a mídia não transfere mensagens educativas, a lei precisa ser cumprida com severidade, sendo o Brasil, um pais de Estado laico e a fé precisa ser entendida como uma verdade única de cada um e respeitada por todos..
Consequentemente, são registrados inúmeros ataques e massacres, desde ofensas pessoais até destruição de terreiros e assassinatos. Não há compreensão e respeito, a dignidade humana é ferida e não há liberdade consciencial.
Portanto, para que o respeito seja conquistado, o Governo precisa garantir a segurança dos cidadãos com rigidez e educação de qualidade voltada a ética. Além de tudo, a mídia expor este tema com debates, campanhas e até mesmo temas de novelas que preguem igualdade e respeito e que a frase de Voltaire, que diz que ‘’posso não concordas com as idéias que expressas, mas defenderei de bom grado com a vida o teu direito de expressá-las’’ seja a frase de todos os brasileiros em combate a intolerância religiosa. Feito isso, é possível que o Brasil se torne um país igualitário mesmo em meio a tanta diversidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018