Título da Redação: Impasse religioso

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Doug


Com a posse de Hitler no governo da Alemanha em meados da década de 30, houve uma disseminação de concepções intolerantes que ocasionou um dos períodos mais sangrentos da história: o nazismo. Todavia, hodiernamente, ainda é possível observar intolerância, em especial a religiosa, no Brasil, sendo necessária a elaboração de medidas para resolver esse problema.
Em primeiro lugar, apesar da liberdade religiosa, outorgado na Constituição Federal do Brasil em 1988, muitos indivíduos são vítimas de preconceito por conta de suas religiões. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, há cerca de 10 denúncias de vítimas de discriminação religiosa por mês, e isso se dá devido as falhas na educação das pessoas, visto que, nos âmbitos familiares e escolares, não são ensinadas tolerância por concepções opostas. Consequentemente, a falta dessa educação leva a quadros de intolerância pelos indivíduos, afinal, segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele.
Além disso, conforme o sociólogo Thomas Hobbes, o homem é egoísta e tende a estar em guerra. Diante disso, fez-se necessária a abdicação dessas características e criação de um contrato com o Estado para haver paz e harmonia entre as pessoas. Contudo, mesmo com leis contra a intolerância religiosa, é notória a ocorrência de casos no cotidiano, e isso se dá devido a falta de rigorosidade nessas leis.
Nesse contexto, seguindo o dito do líder Mahatma Gandhi: “a raiva e a intolerância são inimigas gêmeas da compreensão correta”, faz-se necessário, portanto, que o Ministério da Educação elabore projetos educacionais sobre tolerância, com o intuito de ser aplicado em todas as escolas de nível infantil ao médio. Igualmente, o Ministério das Comunicações deve fazer campanhas midiáticas a fim de extinguir o cenário preconceituoso da sociedade. Ademais, o Poder Legislativo deve constituir projetos de leis mais rigorosos contra a intolerância religiosa, discriminatória e violenta. Com essas ações, a intolerância por doutrinas opostas ficará só no passado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018