Título da Redação: (In)tolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Rayane Carioca


Durante o Império Português, o cristianismo era praticado por todos e considerado a religião oficial. Mas com a chegada do ano de 1889, o Brasil se tornou um estado laico, sendo considerado até os dias atuais. Entretanto, as crenças ainda são motivos para preconceito.
É fundamental observar que a Constituição de 1988 prevê o direito à liberdade de culto e proteção as organizações religiosas, porém, se vê piadas e perseguições a diversas doutrinas, sendo os alvos mais frequentes as religiões vindas da África durante o período de escravidão. Além disso, o direito de não ter uma religião e não crer em um ser divino, também é violado. A intolerância vem de diversas formas, entre elas o isolamento em escolas e trabalhos, agressões físicas e destruições de santuários e templos. O filme brasileiro “Oração do amor selvagem” retrata a história de um homem sem religião que sofre forte perseguição de membros de igrejas, mostrando o quão forte a descriminação no Brasil é forte.
Em contrapartida, no oriente médio as manifestações de ódio são feitas publicamente de forma violenta, assim como na Segunda Guerra Mundial, deixando milhares de mortos. Líderes de vertentes bárbaras pregam sua religião como única e verdadeira, e repudiam qualquer pessoa que tem ideologias contrarias as suas, e acabam perseguindo-as. Um exemplo são os ataques recorrentes que ocorrem na Síria e no Iraque que já duram anos. Constata-se que o Brasil não chegou a ter uma guerra civil por perseguições religiosas, porém todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Por ser um Estado laico, deve ser proibido partidos políticos vinculados a religiões elegerem candidatos, para não haver discussões baseadas em dogmas. Ademais, o Ministério da Educação deve aprimorar a grade curricular com programas e debates sobre tolerância religiosa nas escolas para haver uma conscientização sobre o respeito ao direito de crença.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018