Título da Redação: Individualismo opressor

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Nesse sentido, a intolerância religiosa cresce, pois, a individualização líquida vivida hoje, sobrepõe à exclusão do diferente. Assim, diversas religiões são afetadas negativamente por essa cultura singular.
Em primeiro lugar, a padronização cultural coopera com esse quadro. Para a socióloga Ruth Benedict, a homogeneidade cultural imposta pelas mídias transmite ao corpo social a ideia de supremacia de um valor, em quanto outros são suprimidos. Seguindo isso, a doutrinação católica imposta aos índios brasileiros, se faz um exemplo, quando muitos desses foram disciplinados aos valores bíblicos, em detrimento de seus costumes religiosos.
Além disso, os ideais do etnocentrismo conduzem esse tipo de violência moral. Observa-se, hoje, grande dificuldade na aceitação das diversas religiões presentes na sociedade, pois, os seres humanos tendem a tomar seus valores como medida para avaliar os demais. Assim, o indivíduo considera sua crença como superior e olha com desprezo e desdém a dos outros. Na história contemporânea, a intolerância religiosa atingiu absurdos índices, quando nazistas perseguiram e executaram milhares de judeus e indivíduos de outras religiões.
Portanto, o combate à padronização cultural religiosa e o etnocentrismo devem ser efetivos, a fim de conter o avanço do preconceito religioso. Para que isso ocorra, o Estado deve garantir a liberdade de culto e de crença de qualquer religião, fazendo valer a laicidade da nação e os direitos fundamentais dos cidadãos. Assim também, é válido que aconteça a parceria entre escola e família, para realizar a discussão sobre a tolerância e pluralidade de rito. Assim, será possível amenizar esse mal que sobrevive desde a colonização brasileira e construir um corpo social mais heterogêneo e fiel aos princípios da constituição.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018