Título da Redação: Ínfima tolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A vigente Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. 5°, inciso VI, dispõe que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
Devemos ressaltar, que mesmo sendo um país laico e assegurado por lei a liberdade religiosa e de culto, a intolerância continua enraizada na sociedade brasileira. O Brasil, deveria se mostrar mais transigente quanto a aceitação das diferenças existentes, levando em consideração a gigantesca miscigenação étnica do país.
Toda essa intransigência religiosa decorre da irreverência, do preconceito e da falta de informação. Levando fanáticos religiosos a cometerem atrocidades com seguidores de religiões diferente, como foi o caso de uma garota de 11 anos que foi apedrejada na cabeça ao sair de uma festa de candomblé, no Rio de Janeiro, neste ano.
A intolerância religiosa somente se tornará ínfima com um maior rigor na fiscalização de leis contra crimes de intolerância como a lei 9,549, inafiançável e que prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para quem pratica-la. Mas não basta a medicina curativa da justiça, é preciso a medicina preventiva da educação para se promover a tolerância religiosa e a coexistência das pessoas, com a sua diversidade de crenças, através da adoção de projetos conscientizadores em escolas e meios de comunicação, visando a convivência pacífica com as diferenças e o respeito a liberdade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018