Título da Redação: Inflexibilidade religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por thaiz geovana


Perseguição . Julgamento. Execução. Essas atrocidades, revelam as consequências padecidas por aqueles que optaram seguir uma religião diferente do padrão em períodos medievais. No momento presente, o Brasil, assim como o mundo, tem uma crescente diversificação religiosa. Porém, tal diversificação é acompanhada da tendência de intolerância a religiosidade. Com isso, é comum notarmos que o ódio e os pré julgamentos são presentes quando debatemos o assunto religião, além da relevância do sentimento de superioridade e fanatismo.
Em primeira analise, devemos compreender a gênese de tal inflexibilidade religiosa em território brasileiro. O cenário atual, vem proporcionando uma velocidade de informações e acaba atuando como vetor de opiniões ofensivas, que se disfarçam de crítica a religião. Portanto, os ideais radicalista que consequentemente gera a violência verbal e física , são facilmente disseminados.
"Liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem". Essa citação proferida por Montesquieu, pode fazer analogias ao cenário de medidas jurídicas a respeito da religião no Brasil: a liberdade de culto em território brasileiro é garantido pela atual Constituição Cidadã. Contudo, os exemplos de opressão as praticas religiosas no país é uma situação vigente. Tem-se a exemplo, os ataques aos canteiros da pratica do candomblé, revelando assim, a organização de pessoas que usam o crime como forma de protesto as ideologias antagônicas as suas.
Ademais, tal discussão amplia no país a partir do momento que a religião passa a interferir no política - como tentar impedir a aprovação da legalização do aborto -, proporcionando assim, uma visão de que os preceitos divinos, empregado pela religião, só atrapalha o desenvolvimento do país. Com isso, é capaz de percebemos como a nação ainda tem dificuldade de dissociar a religião do estado na hora de manter decisões políticas. Portanto, é mais um fator para o levantamento de discursos preconceituosos , com o objetivo de desmoralizar as escolhas e os princípios religiosos, desenvolvendo assim, inúmeros assédios morais.
Diante das questões que foram supracitadas, notamos como a inflexibilidade religiosa é um problema progressivo na sociedade brasileira e conta com a globalização para espalhar sua violência. Portanto, é uma situação que carece de medidas que visam prevenir e punir: cabe ao governo estimular campanhas que sejam empregadas na mídia e nas escolas, como o objetivo conscientizar a sociedade sobre a diversidade , e orientar que a intolerância religiosa é um crime. Além disso, é valida a criação ou a mudança das leis que visão defender a liberdade de culto, onde tais mudanças, possam contar com o apoio de líderes religiosos. Assim, podemos contribuir para uma convivência saudável, onde os pré julgamentos não sejam capazes de romper laços.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018