Título da Redação: Inquisição contemporânea

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por NM


Segundo o sociólogo Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composto por partes que interagem entre si. Desse modo, para que o organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, a intolerância religiosa se faz presente no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, é imprescindível medidas para mitigar essa problemática.
Em uma análise inicial, é preciso ressaltar que a falta de tolerância é um fruto histórico. Durante a Contra-Reforma, no século XVI, os católicos discriminavam os indivíduos que possuíam outros dogmas, por exemplo, acreditava-se que a civilização africana era amaldiçoada por serem descendentes de Cam. Embora, na pós-modernidade, tal concepção seja obsoleta, as pessoas que são devotas de religiões de matrizes africanas são observadas de maneira pejorativa e algumas vezes são vítimas de agressões. Em outras palavras, os preceitos morais arcaicos ainda estão enraizados na organização civil contemporânea.
Além disso, a carta Magna brasileira, de 1988, garante proteção e respeito às manifestações religiosa. No artigo 5º, da Constituição Federal, está contido o princípio de isonomia, cujo consiste em dizer que todos os cidadãos brasileiros são iguais, sem distinção de qualquer natureza. Logo, atos de escárnio ou vilipendiar objetos religiosos são anticonstitucionais e precisam ser erradicados para manter a sociedade igualitária e coesa, como propôs Durkheim.
Fica claro, por conseguinte, que a causa da intolerância religiosa é uma construção histórica e é preciso medidas para reverter esse panorama. Assim, é necessário criar projetos socioeducacionais e ouvidorias. Para tanto, cabe ao Poder Público subsidiar feiras pedagógicas em escolas a fim de gerar discernimento e empatia. Como, também, o Estado deve criar centrais de atendimentos para que as pessoas denunciem qualquer tipo de violência e assédio moral ou psicológico. Talvez, desse modo, a sociedade inquisitora seja superada por completo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018