Título da Redação: intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Rubian Inacio


Em uma jornada à procura de aumentar o seu poder econômico, os portugueses chegaram ao Brasil. A medida que ficavam no país o tornavam mais parecido com o continente europeu, e para que fosse possível expandir o catolicismo começaram a ensinar os dogmas da religião para a população indígena. Além disso, com os negros trazidos para Novo Mundo, também vieram a cultura africana, ou seja, além dos seus costumes, havia a diferente crença da população. Entretanto, isso não foi uma barreira para que o Brasil se tornasse um dos países mais católico do mundo.
Atualmente, a maioria dos humanos tem o objetivo de satisfazer, em primeiro lugar, os seus prazeres, o que não leva a excluir os lideres de certas casas religiosas, que infelizmente, pegam as ideologias da suas crenças para aproveitar de certos fieis. Pode-se ver na mídia diversos casos em que crianças são abusadas após serem deixadas por seus pais em seus templos para que possam aprender mais sobre os seus deuses, também são muito relatados os casos ao qual o dinheiro em que religiosos doam às igrejas sendo gastos para fins pessoais e não pertencentes a lugares de realização dos cultos.
Podemos notar que com a passagem dos anos as religiões estão perdendo fieis, pois, fatos ruins estão contribuindo para que a sociedade perca a sua fé e generalize todas as crenças como perda de tempo. Na medida em que ocorrem avanços na tecnologia do mundo as doutrinas vão diminuindo os seus legados, porque as palavras contadas àqueles que acreditam estão sendo provadas que não são verdades, o que leva as pessoas do Brasil e do mundo a discussão do que é ou não mentira, fazendo com que relatos históricos sobre cada religião venham a debate e causando, por infelicidade, àqueles de temperamento curto sentimentos de ira ou estresse levando-os a cometer ações ofensivas e até mesmo violentas aos próximos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Assim, para amenizar casos futuros, o MEC pode, por meio de palestras e mudanças na grade escolar da matéria de ensino religioso ou formação humana, estar recomendando aos professores que falem aos seus alunos sobre cada religião, para que eles estejam cientes sobre o respeito a ser dado a cada crença. Como disse o educador Immanuel Kant “o homem é aquilo que a educação faz dele”, com isso, essas crianças ao aprenderem melhor passarão às suas famílias a mensagem de que todos podem manifestar uma opinião pessoal desde que não firam a liberdade da outra. Dessa forma, o Brasil, além de continuar sendo um dos países mais católicos do mundo, será um em que a população sabe reconhecer e respeita dogmas diferentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018