Título da Redação: Intolerância : entrave à harmonia social

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Carine Castro


Na história, a religião sempre esteve atrelada a episódios de desrespeito e imposição. Na pós-modernidade, com tantos direitos construídos, ainda assim, atos de intolerância são verificados, e no Brasil, tal cenário tal cenário é ligado a um passado escravocrata.
As conquistas de territórios na Antiguidade e na Era Moderna estiveram ligadas a imposição de determinada religião, como aconteceu com os índios brasileiros através do Jesuítas.Porém, esse passado de opressão foi extirpado, sobretudo , com a Constituição Cidadã de 1988, que declara livre as práticas religiosas, mas, mesmo assim, ações de intolerância são verificadas no cenário atual. O apedrejamento de uma jovem praticante do Candomblé em São Paulo, por exemplo, comprova que há na sociedade segmentos que não exercem seu papel de cidadão, com desrespeito à posição do outro.
Em terras tupiniquins a intolerância religiosa é algo mais legitimado como uma questão de preconceito étnico do que religioso. O passado escravocrata e a forte repressão e imposição da inferioridade afro, consolidou uma cultura nacional na qual as práticas desse grupo devem ser banidas e excluídas da sociedade. Essa situação é comprovada nos dados do Censo 2010 que mostra que mais de 50% dos que sofreram intolerância religiosa no País eram fiéis de religiões de matriz africana.
Parafraseando Carlos Drummond de Andrade as leis não bastam para promover melhorias na sociedade, é necessário aplicá-las de forma eficiente. Dessa forma, o Estado poderá reforçar a aplicação das leis contra a intolerância religiosa e torná-lo crime inafiançável. Além disso, poderá reforçar na educação básica a importância da pluralidade cultural com a realização de oficinas que exponham diferentes religiões sobre uma perspectiva que priorize o respeito à opinião do outro . Ainda nesse contexto, os pais poderão desenvolver diálogos nos lares que evidenciem a tolerância religiosa como um ato cidadão, necessário para a harmonia em sociedade

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018