Título da Redação: Intolerância ou ignorância?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por JC


Antigamente, na Idade Média, era comum levar pessoas à fogueira por serem consideradas hereges. Ou seja, a intolerância religiosa já estava implantada. Porém, o que significa ser herege? Para a Igreja, era quem ia contra seus dogmas religiosos. Mas, na verdade, significa se opor a qualquer culto religioso.
Sendo assim, a próprio Igreja era um grupo herético, pois não aceitava outro tipo de religião ou a falta dela. Como principal exemplo temos as cruzadas, que foram uma guerra religiosa feita pelos cristãos contra os muçulmanos e, também, os judeus.
Alguns religiosos não aceitam princípios diferentes dos seus e consideram seu inimigo qualquer um que não compartilhe de sua fé. É o chamado fanatismo. Isso já resultou em violentas consequências, como o atentado às torres gêmeas, o massacre no jornal francês, os ataques em Paris e, mais recentemente, o tiroteio na boate Pulse, que pode não ter sido causado por intolerância homoafetiva e, sim, religiosa, já que o atirador disse num telefonema com a polícia que fazia isso por seu Deus!
Portanto, a intolerância religiosa já causou consequências agravantes o suficiente para ser considerada crime. Em vista disso, foram feitas leis no Brasil para combatê-la e, agora, muitos pensam antes de agir, mas não todos. Então, essas leis devem ser intensificadas, assim como seu cumprimento. Além disso, a boa educação é fundamental, pois os jovens estão em processo de formação de ideias e é imprescindível que seus pais e a escola conversem sobre a aceitação da religião alheia ou a falta dela.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018