Título da Redação: Intolerância Religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Nenna


Culturas europeias, africanas e americanas misturam-se no processo de formação do povo brasileiro, resultando em uma cultura miscigenada, com variedades de crenças, visões de mundo e modos de viver. Além disso, o nosso país é democrático, com uma Constituição que assegura a liberdade de expressão e de credo religioso. Porém, em pleno século XXI, a intolerância religiosa está presente na sociedade brasileira, sendo uma consequência da hipocrisia e da falta de conhecimento dos cidadãos.
Em geral, as religiões pregam a respeito do amor ao próximo, da solidariedade e da prática do bem. Dessa forma, o religioso, ao praticar violência, verbal ou física, apenas por motivo de divergências de credo, está indo contra os princípios que se diz fiel, pois não está sendo solidário, nem praticando o bem ou o amor. Infelizmente, esse tipo de atitude está sendo retratado constantemente em notícias, nos jornais. Este ano, por exemplo, uma menina foi violentada, apenas por ser membro de uma religião de origem africana.
Apesar de ser acometida por pessoas contraditórias, a intolerância religiosa também ocorre devido a falta de consciência dos cidadãos. Saber que o Brasil é democrático e qual é a diferença entre esse regime e o ditatorial, é imprescindível para compreender que todos têm o direito de acreditar no que quiser, ou, no caso dos ateus, o direito de não crer. Isso por que lutar contra diferentes crenças em detrimento de uma única, ou seja, obrigar uma pessoa a concordar com uma ideologia e, caso descorde, tratá-la com agressividade e violência, é uma forma de ditadura de opinião.
Portanto, as Instituições de Ensino, ao invés de não abordarem assuntos religiosos, em função da laicidade do Estado, deve tratar dos variados tipos de crenças, sem impor uma única religião, mas apresentando-as de forma a valorizar, igualmente, todas elas. Assim, desde a infância, os brasileiros terão contato com as diferentes filosofias de vida, aprendendo a respeitar cada uma delas. Somado a isso, ONGs, juntamente com a mídia, devem realizar palestras e campanhas para o público que já não frequenta instituições de ensino. Em espaços públicos e redes televisivas abertas, essas entidades devem divulgar informações a respeito da liberdade de credo, que é garantida pela nossa Constituição, e que ir contra isso é um ato antidemocrático.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018