Título da Redação: Intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Jessika Soares


Sempre há um estranhamento imediato diante daquilo que mostra-se diferente do que já está acostumado, desde um estilo musical, um vestuário, uma cultura ou uma religião, mas é a forma de lidar com isto que diferencia os bons e maus cidadãos.
Depois do estranhamento, naturalmente vem o questionamento, mas muitos discriminam antes mesmo de compreender, estes são os maus cidadãos. Enquanto há aqueles que questionam, compreendem e respeitam, estes são os bons.
Devido a pluralidade cultural do Brasil existem muitas coisas a serem questionadas, tratando-se de religiões temos o Cristianismo, o Espiritismo, o Candomblé, As Testemunhas de Jeová; Algumas destas com influência histórica na formação do país, como os africanos e portugueses. E atualmente, devido a imigração o Islamismo também tem ganhado certo destaque no país. Infelizmente, a porção da sociedade brasileira que agita-se diante desta diversidade é composta de maus cidadãos, estes descriminam e perseguem, através de discurso de ódio afetam a vida de outros tanto emocional quanto fisicamente.
Exemplos não faltam, santos quebrados, templos queimados, pessoas sendo feridas e torturadas por seguirem a religião que desejam. A outra porção também se manifesta, através de passeatas pedindo por amor e união independente da religião, ou como no encontro entre Dom Orani e a menina candomblecista, a mesma vítima da intolerância religiosa, ou ainda como o pastor Hermes C. Fernandes que lavou os pés de gay, mãe-de-santo, ateu e outros que sofrem com o preconceito dos evangélicos.
No entanto, os intolerantes ainda são maioria. A solução para o problema requer atitudes tais como, a fiscalização da propaganda religião, como esta é feita e se apresenta teor discriminatório quanto às demais; conscientização da sociedade quanto às diversas religiões existentes e suas propostas, através de palestras e manifestações públicas com o apoio das autoridades locais para promover o respeito à diversidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018