Título da Redação: Intolerância Religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Nayru


Grande parte da humanidade segue uma religião que busca dar sentido à nossa existência. A intolerância religiosa acompanha tais crenças desde o seu primórdio, sendo comum no Brasil acreditar no cristianismo, podendo gerar discriminação a outros tipos de culturas. Nesse sentido, foi necessária a criação de um artigo na Constituição resguardando a liberdade de culto, mesmo não sendo suficiente, visto que o preconceito ainda é constante.
Historicamente, a religião já esteve relacionada com inúmeras guerras e atrocidades. Referente a esse aspecto, lembra-se do termo "macumba" que começou a ser usado no sentido pejorativo por igrejas cristãs no início do século XX, que fazia associação às práticas da Umbanda e do Candomblé, consideradas profanas, a rituais de sacrifício, como forma de manchar a imagem dessas religiões e evitar que conquistassem novos seguidores. Percebe-se, assim, que a verdade absoluta imposta por cada credo já desperta por si um conflito social.
Além disso, pode-se citar como exemplo atual o ataque terrorista ao prédio do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015, após a publicação da mesma que satirizava o profeta Maomé. Tal realidade aponta a barbárie de certas pessoas diante da intolerância com culturas e religiões diferentes, onde a falta de compreensão pode ter um resultado fatal. Nesse contexto, traz-se a tona a obra "Tratado sobre a tolerância", de Voltaire, em ataque as autoridades católicas, insistindo que a crença de uma pessoa não pode estar acima de quaisquer lei de um país.
Fica evidente, portanto, a necessidade da criação de medidas que possam impedir tais discriminações. É preciso colocar em prática o conceito de Estado laico adotado pelo Brasil, começando pela educação nas escolas onde deve haver neutralidade ao falar sobre religião, e ceder espaço a todas as manifestações de cultura, realizando campanhas de conscientização através do governo, mostrando que mesmo diferentes, podemos conviver em harmonia. Assim, cada um terá liberdade para fazer suas escolhas e acreditar sem medo naquilo que achar melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018