Título da Redação: Intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Muito se tem discutido, recentemente, acerca da intolerância religiosa. O Brasil, nesse sentido, tem a intolerância como uma questão cultural devido à miscigenação, que uniu povos de diferentes culturas e etnias, aliada à falta de informação a respeito do assunto.
A primeira fase do Romantismo buscava realçar as belezas e diversidades do Brasil, como as diversas culturas, crenças e religiões. Atualmente, no entanto, há uma inflexibilidade com relação ao diferente que, muitas vezes, deixam as pessoas religiosas fanáticas, não medindo suas ações. Como, por exemplo, o caso da menina de onze anos que foi apedrejada ao sair de um terreiro de candomblé, no Rio de Janeiro.
Nessa perspectiva, pode-se apontar, também, a falta de informação como um divisor de águas. Isso porque, o indivíduo costuma aprender em cultos religiosos que está seguindo um caminho melhor do que os outros, alimentandos uma superioridade que se perpetua no âmbito familiar. Porém, é importante ter em mente que não existe religião superior ou inferior, e que a tolerância, segundo o autor Victor Hugo, é a melhor das religiões.
Fica claro, portanto, que medidas precisam ser tomadas a fim de que a sociedade consiga respeitar e lidar com as diferenças. Para isso, o Ministério da Educação, junto com ONGs, deve investir em palestras, nas escolas, que discutem a importância da coexistência de culturas e religiões diferentes no país. Ademais, a mídia precisa deixar de propagar estereótipos ligados à religião. E a família, por sua vez, tem o dever de mostrar a beleza na diversidade, como a primeira geração romântica fez.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018