Título da Redação: Intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Fe


A discriminação religiosa efetivou-se principalmente pós renascimento cultural no século XIV, a contra reforma, cruzada e sobretudo a volta da inquisição, são movimento que aconteceram na Europa e demostram a origem da incomplacência religiosa. No Brasil, tal discriminação se deu a partir do século XVI com a chegada oficial dos colonizadores portugueses, eles trouxeram consigo catequistas com o objetivo de converter mais pessoas e proibiram a prática de outros cultos religiosos. Nota-se que a intolerância religiosa é reflexo de cultura preconceituosa conservadora, proveniente de um herança colonial, vista em menores dimensões até os dias de hoje.
Budismo, islamismo, cristianismo, hinduísmo, candomblé, entre outras milhares de religiões caracterizam uma cultura e ajuda cada qual enfrentar seus medos, duvidas universais e crises existenciais. O Brasil apresenta uma mistura de crenças e religioes muito fortes que divergem entre si, contraditória a sua grande diversidade religiosa cresce o número de denúncias de discriminação, em sua maioria contra religiões menos difundidas. Ofensas, perseguições e até mesmo agressão física são exemplos de algumas atitudes tomadas por fanáticos religiosos extremistas e etnocêntricos, que acreditam que sua crença é superior ou mais verdadeira, difundindo o ódio.
Apesar do Brasil se constituir como um país laico de acordo com o Artigo 19 da Constituição Federal de 1988, ou seja, ter uma posição neutra no campo religioso e sua democracia estar acima de qualquer doutrinação, na prática não é isso que vemos, notamos quando: há a presença de uma bancada evangelica no Congresso Nacional, o ensino religioso católica em algumas instituições publicas no Brasil e mais contraditória é ao pegarmos qualquer nota de real da República Federativa brasileira e ler a frase "deus seja louvado'', o que parecer ser o direcionamento do Estado na vida do individuo, o incentivando a adoção de uma religião e desrespeitando aqueles que não acreditam em Deuses.
Por fim, acerca dos pontos apresentados fica clara a urgência de medidas eficientes a fim de atenuar o problema. A intolerância religiosa é o ápice do etnocentrismo, o Ministério da Educação junto do Ministério da Cultura devem promover palestras em escolas a respeito da diversidade cultural e o respeito para com os mesmos, também devem ser promovidas propagandas na televisão e redes sociais com a finalidade de informar as vítimas de qualquer opressão a sua religiao sobre as formas de denuncias já existentes, e o incentivo a criação de aplicativos para smartphones que facilite tais denuncias. Unido a isso precisa-se de uma verdadeira reforma no Estado, a começar da punição devida aqueles que atacam qualquer doutrinação e a desvinculação do real a qualquer dogma, atitude simbólica que tornaria o minimo igualitária as diversidade religiosas existentes.
Fernanda.
Por favor quem tiver alguma dica, comente.
Alguns trechos eu tirei algumas ideias de outras redações aqui do site. Espero q os donos dessas redações n se sitam ofendidos e qualquer coisa eu excluo a redação :)

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018