Título da Redação: Intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Maria Vitória Rossa


A intolerância religiosa não é um problema que surgiu recentemente no mundo, e no Brasil não é diferente. Há muito tempo a sociedade briga por ideologia religiosa. O catolicismo, por exemplo, não foi somente definido como a religião oficial da Roma antiga, ele foi imposto; antes os que eram perseguidos então se tornaram os perseguidores, já que depois de propagado utilizou a influência que tinha no estado para impedir o quanto pode o culto a outros deuses.

Motivados por fé, ego, ganância por poder ou qualquer outro sentimento, de forma consciente ou não, é fato que muitas vezes este tipo de preconceito parte de membros ativos de religiões, e os conflitos são ainda mais acalorados quando a divergência de ideologia é muito grande entre os envolvidos, como acontece entre a umbanda e o cristianismo, ou até mesmo entre ateus e teístas. O surgimento de relatos de agressões físicas e morais tem aumentado, talvez isto esteja acontecendo pelo fato da cultura e hábitos praticados dentro de determinadas religiões estejam em evidência, devido a facilidade de divulgação de dados através da internet, quando atitudes de umas chocam praticantes de outras.

Se ocorre intolerância religiosa dentro de núcleos religiosos, é possível deduzir que há inventivo a este extremismo dentro das próprias instituições, e consequentemente praticado na convivência familiar, transformando a intolerância em um problema social. Afinal, o ser humano é em parte fruto do ambiente em que vive, e justamente por isto é importante que haja um trabalho de conscientização sobre o problema nas mídias e principalmente nas escolas, quando crianças e adolescentes ainda estão em formação. É preciso que estes entendam que a diferença entre pessoas e crenças existe e isto deve ser respeitado, e que não há necessidade de luta pelo favorecimento do grupo ao qual o individuo pertença, em se tratando de crença religiosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018