Título da Redação: Intolerância religiosa atrelada ao preconceito racial

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Lia


O Brasil é um país laico, ou seja, possui diversas religiões atreladas às variadas culturas existentes, porém o que se mantém presente na sociedade é a intolerância religiosa.
Esse país é rico em cultura, o que gera diversidade de costume e consequentemente de religião. Tal fato pode ser explicado por fatores históricos como a colonização portuguesa que trouxe à '' terra onde canta o sabiá'' a religião que hoje é a mais presente no país, a católica ( religião cristã), segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2010. Junto a isso, Portugal trouxe a intolerância religiosa, a qual atingiu principalmente as religiões africanas e indígenas, classificando o distinto ao diabólico, o que causou violência contra os intolerados e é observado em parte, ao lado do preconceito racial ainda muito presente em decorrência do passado colonial.
No atual contexto, esse tipo de intolerância é direcionado, essencialmente, às religiões africanas, pois_como dito anteriormente_essas religiões são distintas da católica e não possuem carácter cristão. Essa situação se mantém e se atrela ao preconceito racial, o que pode ser observado no caso de uma menina negra em São Paulo que foi agredida por pertencer a Umbanda ( religião geralmente denominada de ''Macumba'', o que na realidade é um instrumento musical). Tal situação torna visível a necessidade da tolerância religiosa a fim de o Brasil não se tornar um país igual a alguns de carácter Árabe, os quais intensificam a violência por motivos religiosos. Então, essa situação depende da sociedade para exterminar o preconceito tanto racial como religioso.
Portanto, o passado colonial trouxe aos brasileiros a intolerância racial e religiosa atual, embora o país seja diverso culturalmente. E que para exterminar a intolerância religiosa é necessário uma mudança na concepção da sociedade através da mídia, a qual pode divulgar campanhas a favor da diversidade, e com o auxílio do MEC, um instituto que controla a educação, o qual deveria pôr nas escolas a matéria religião, a fim de criar cidadãos mais "abertos" a novas concepções.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018