Título da Redação: Intolerância religiosa: cadê a liberdade de expressão?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Emídio José


O Brasil é um país de várias religiões que se manifestam formando a identidade nacional. Apesar de ser um Estado laico desde 1890, a intolerância religiosa ainda é muito praticada por alguns grupos, que por meio do preconceito ou agressão, infringem o direito dos cidadãos de manisfestarem a sua crença - independente da qual seja - de forma igualitária.
O preconceito está muito presente na visão do brasileiro, principalmente quando se trata das religiões de origem africana. Um exemplo clássico disso é a visão que se tem do Vodu, que é visto pelas pessoas como bruxaria ou "coisa maligna", quando na verdade trata-se de um misto de crenças cristãs e africanas, na qual o Vodu é visto pelos seus praticantes como uma adoração aos seus deuses.
Além do preconceito, a agressão também é muito presente no contexto da intolerância. Um caso que ganhou destaque foi o da menina Kaylane Costa de 11 anos, que ao sair de um culto de Candomblé, foi agredida fisicamente com uma pedrada na cabeça, o que deixa claro o ódio que esses intolerantes possuem.
Ao analisarmos esses casos - e levando em conta que os ateus também são vítimas de intolerância -, seria crucial a promoção de um maior vigor das autoridades com a Decradi, pois ela é a maior defesa que os afetados tem em mãos. Outra solução - embora seja a longo prazo - seria transmitir através do ensino religioso nas escolas, a aprendizagem das diversas religiões e seus contextos, pois na prática isso ainda não acontece.
Nessa perspectiva, torna-se evidente que é nosso dever respeitar as manifestações religiosas decorrentes em nossa sociedade. Afinal, essas religiões fazem parte da nossa identidade cultural e se caso não agirmos de uma forma que busque preservá-las e assegurá-las de seus direitos de atuação, estaremos fragmentando de forma direta a cultura brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018