Título da Redação: Intolerância religiosa: caminho perigoso para a saúde mental

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Kathianne Nivan


Segundo Freud, o indivíduo necessita manter-se correlato à pluralidade, a fim de realizar a manutenção da saúde psicossomática. Contudo, o convívio público apresenta celeumas, as quais podem perturbar a ordem mental, de forma a infringir o direito legal de liberdade religiosa, no Brasil. Com isso, é fulcral a intervenção do Estado, no âmbito social, com o fito de conscientizar os cidadãos de seus direitos e deveres; e, punir os infratores.
Percebe-se a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento humano, desde sua formação primária, de modo a equilibrar os planos neurológicos freudianos _ animal, individual e social. Ademais, tem-se a exortação dos Fatos Sociais _ de Durkheim _, engendrando uma formação pessoal baseada nas interações coercitivas. Assim, a constituição moral do singular é formentada pela conjuntura na qual se estabelece.
Por esse viés, é passível de observação a imutabilidade, histórica, do pensamento _ segundo Parmênides _, isto é, a intolerância religiosa hordiena foi perpetuada pela sociedade, a qual conserva ideologias do período de intervenções políticas da Igreja Católica. Dessa forma, nota-se, no modelo gregário, uma indução a determinado pensamento pelo efeito de mímese platônica, ou seja, não há um desenvolvimento crítico sobre o respeito às diversas crenças.
Faz-se, pois, imperativo o atendimento às vítimas de discriminação religiosa _ pelo Poder Executivo agregado ao Ministério da Saúde _, com a finalidade de prevenir o desenvolvimento de doenças psicossomáticas, tais como a depressão; também, a transmutação do padrão escolar _ pelo Ministério da Educação _ a um modelo consoante a Paulo Freire, com programas de conscientização do respeito às variedade de expressão de dogmas; e, a aplicação de penas efetivas, pelo Poder Judiciário, aos criminosos, com o objetivo de estabelecer uma Sociedade Orgânica durkheiminiana.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018