Título da Redação: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA- cultura ou consequência histórica? supostas causas e soluções para o mundo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por gabriel felipe cândido dos santos


Intolerância religiosa se resume na atitude caracterizada pela falta de respeito e reconhecimento das diferenças de crenças religiosas de terceiros. A causa é a ausência de tolerância religiosa, liberdade de religião e pluralismo religioso, que geram diversas consequências civis, físicas e psicológicas, cultura que ainda persiste no século XXI.
A intolerância começou na perseguição aos cristãos e judeus, quando não-cristãos rejeitavam a diferente identidade e manifestação religiosa e étnica. Tal combate teve fim com a legalização da religião cristã por Constantino I
O antissemitismo e os regimes políticos contribuem e contribuíram muito pra este problema. Este preconceito antissemita deu origem a cultura da intolerância religiosa por causa de sua atuação contra os judeus em formas hostis e conversões forçadas que faziam o sofrimento dos judeus. Temos como exemplo o nazistas, fascistas e atualmente o radical islâmico .
A falta de ética religiosa e a usura pelo poder global dos antissemitas e instituições religiosas, são os principais motivadores de toda a intolerância existente.
Na legislação contemporânea tem punição para este problema antirreligioso , na maioria dos países sem favorecimento de alguma religião. Já no Brasil podemos encontrar oque é identificado como intolerância religiosa e sua punição, na lei 9459 artigo 208 do código penal .
Desta forma conclui-se que a intolerância religiosa vem desde a antiguidade em sua filosofia de não aceitar as diferenças do próximo e que se validou na educação, no pensamento e na moral de todos os grupos sociais virando cultura entre todos os povos .E para isto ser solucionado é preciso que o ecumenismo possa fortalecer suas relações e ações para que , entrando em comunhão as religiões, possam ser feitas práticas educativas mais fortes nas escolas, nos trabalhos, nas cidades em toda parte do mundo com campanhas contra a intolerância religiosa , ensinando principalmente que somente o diálogo puro, com argumentos firmes baseados na própria doutrina, sem nenhuma espécie de agressão física ou psicológica é que levam a conversão do próximo e a comunhão com Deus. O problema não é o Sagrado, a intolerância religiosa está na ignorância e arrogância do indivíduo que presta o culto ,devido a falhas na educação e na cultura que devem melhorar para solução deste fato antiquado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018