Título da Redação: Intolerância religiosa:desrespeito ao ser humano.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por felipe


Para Voltarie, a intolerância religiosa é uma doença endêmica, que se propaga através dos séculos. Desde o classicismo greco - romano, até a idade média esse mal foi responsável por diversos eventos violentos, como perseguições aos cristãos, a Santa inquisição praticada pela igreja católica e os conflitos de origem islâmico no oriente. No Brasil, desde a sua colonização esse mal se encontra de forma velada na sociedade.
Os colonizadores portugueses impelidos pelos ideais mercantilistas e expansão da fé cristã, impuseram aos índios das terras tupiniquins e, posteriormente, aos negros trazidos da África, seus dogmas católicos. Dessa forma, subjugaram e, menosprezaram os costumes e crenças dos indiginas e africanos. Hoje, essa depreciação é observada principalmente nas religiões de matrizes africanas, como o candomble e à ubanda.
Tais expressões religiosas sofrem constantes ultrajes, sobre tudo com invasões a terreiros e, discursos de ódio proferidos nas redes sociais, que por sua vez, refletem o mundo real. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, só em 2015 foram cerca de 114 ataques a terreiros no país.
Contraditoriamente, há uma grande parcela da sociedade, que acredita viver em um país desprovido desse tipo de preconceito. Entretanto, a intolerância religiosa se faz presente. Ela é um crime de ódio, que fere à dignidade do ser humano e, estar veladamente presente na sociedade brasileira.
Portanto, é dever do Estado punir com rigor esse tipo de crime e, criar leis e delegacias especializadas para este. Outrossim, deve buscar parcerias com ONG'S e escolas para uma melhor concientizacao dos jovens brasileiros. Assim, esse direito será garantido,de acordo com a Constituição Federal de 1988, que garante no seu artigo 5, "o Brasil é um Estado laico". Dessa maneira, a diversidade religiosa será respeitada e garantida, como versa a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018