Título da Redação: Intolerância Religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Caio Ferreira


A intolerância religiosa no Brasil, ainda perpetua, mesmo que o país tenha tamanha distinção de religiões. Dentro desse aspecto cultural construído aos longos anos de formação de nosso país, a falta de políticas públicas que garantam segurança para grupos alternativos, como Umbanda, Candomblé, entre outros, e uma visão menos preconceituosa da sociedade civil são necessárias para que a ordem, moral e liberdade de manifestação dos desejos pessoais possam sem reconhecidos sem discriminações.
Já no século XVII, Voltaire - pensador Iluminista - já defendia a liberdade de pensamento e era bastante crítico quando se tratava de intolerância religiosa. Essa defesa, pouco praticada no século XXI, gera uma onda de indignações por grupos que não aceitam dogmas e crenças conflituosos aos seus. Isso ocorre devido a um fanatismo religioso, o qual para um país laico, é incoerente a prática da repressão.
Além disso, a diversidade de assuntos que são baseados em crenças e não na ética, como aborto e homossexualismo, se torna conflituosa a resolução destes "problemas", já que alguns políticos julgam os mesmos por meio de sua crença. Isso não era para acontecer, uma vez que o Estado tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
Em virtude dos argumentos citados, a necessidade de políticas públicas visionadas numa sociedade mais tolerante é urgente. Isso pode ser feito pelos governantes competentes, por meio da intensificação da fiscalização de órgãos , como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, em atos de preconceito, injúria e difamação. Também, as escolas devem ser o "berço" para a formação de indivíduos mais abrangentes e igualitários. Com isso, talvez não sejamos uma sociedade que impõe seus interesses e vontades, como os Portugueses, e sim saibamos resistir , assim como alguns indígenas do Brasil do século XVI.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018