Título da Redação: Intolerância Religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bender


É indiscutível a repercussão dos crimes de intolerância, principalmente os de cunho religioso, na contemporaneidade. Inúmeros casos como o da menina Kailane Campos, de apenas 11 anos, que foi vítima de uma pedrada quando voltava de um culto candomblecista, são comuns e registrados com bastante frequência no cotidiano, trazendo à tona uma velha e polêmica discussão: existe intolerância religiosa no Brasil?
É do conhecimento de todos que o nosso país é Constitucionalmente Laico, ou seja, não possui uma religião oficial desde a primeira constituição da República. No dia 17 de Janeiro de 1890, com o Decreto 119-A, a separação entre igreja e Estado foi instaurada, e, em decorrência disso, foi garantido, pelo menos no papel, que qualquer manifestação, ou falta dela, como no caso dos Ateus, seja igualmente respeitada pelo Estado e tenha total liberdade de culto. Contudo, a laicidade do nosso país é bastante questionável.
É bem verdade que casos de intolerância religiosa são comumente registradas no cotidiano do cidadão brasileiro, podendo se manifestar de diversas formas, como em ataques físicos ou verbais, no âmbito escolar, público ou no trabalho, ocorrendo preferencialmente de forma sutil e silenciosa. Também é importante pontuar que as principais vítimas desse crime de ódio, como sempre, são as minorias. Ateus, praticantes do Cadomble, Judeus, entre outros vários reapresentantes das diversas manifestações religiosas presentes no nosso país, são os que mais sofrem com tal ação discriminatória e preconceituosa realizada, principalmente, por grupos de extremistas religiosos.
Sabendo-se disso tudo isso, podemos concluir que, apesar da grande diversidade de crenças existente no nosso país, ainda se faz presente, em todos os âmbitos da sociedade, grande intolerância religiosa, Para que tal problema seja resolvido ou minimizado, é necessário que haja maior ação do poder público em conjunto com a sociedade para que penas mais severas sejam aplicadas a quem comete tal ato pífio e que haja a criação de mais campanhas socioeducativas para informar e conscientizar sobre o mal, em todas as suas formas, da intolerância.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018