Título da Redação: Intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Letycia Reis


O Brasil é conhecido por sua grande variedade cultural e, consequentemente, religiosa. No entanto, a miscigenação brasileira não foi o suficiente para acabar com os preconceitos religiosos que ainda existem na sociedade atual.
Trazido pelos Portugueses ao Brasil, o Cristianismo foi praticado por todos durante muito tempo, sendo considerado como religião oficial. Entretanto, com o passar dos anos, o Brasil se tornou um país laico, como é considerado até os dias atuais.
Apesar da grande diversidade religiosa existente, não são raras as denúncias de descriminação e intolerância contra religiões que são consideradas "diferentes do comum", em sua maioria africanas, como Candomblé e Umbanda. Segundo pesquisas, o número de denúncias de intolerância religiosa no Disque 100 é o maior desde 2011.
Ofensas, violência física e até mesmo perseguições são algumas atitudes dos que tentam pregar sua religião como única e verdadeira. Um exemplo recente são as manifestações de ódio no Oriente Médio, que são feitas de forma violenta e deixam milhares de mortos, inclusive crianças.
Considerando os aspectos analisados anteriormente, é preciso que escola e família trabalhem juntos, educando as crianças para que respeitem toda crença, opinião e escolha diferentes. Nas escolas, o ensino religioso poderia mostrar um pouco sobre cada religião e, principalmente, a importância de respeitar todas elas. Desse modo, podemos por um fim a esse tipo de preconceito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018