Título da Redação: Intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Após a promulgação da constituição brasileira de 1988 o Brasil ganhou status de estado laico. Por meio dela foi assegurado ao povo brasileiro a liberdade individual de escolha de sua religião e de expressão de suas crenças. Apesar de grande parte dos brasileiros serem cristãos, outras religiões representam uma parcela muito significativa da população, como a espirita, a evangélica e algumas religiões oriundas da África, como o candomblé. O ideal deveria ser a boa convivência e o respeito mútuo entre essas religiões, mas infelizmente uma triste realidade ainda nos assola: A intolerância religiosa.
É inegável que nossa sociedade ainda seja intolerante quando se trata de religião, sobretudo aquelas afrodescendentes, que desde sua chegada à colônia portuguesa foram intensamente atacadas e ainda nos dias de hoje sofrem repressões, apesar dos avanços que conseguiram nas últimas décadas com a criação de dispositivos de lei e mobilizações sociais que tem o objetivo de assegurar que essas religiões não sofram mais as violências proporcionadas pela intolerância, e que a harmonia entre elas seja estabelecida de forma plena. Mas isso ainda está longe de acontecer.
Isso fica claro quando olhamos os noticiários e percebemos que estão cheios de manchetes relacionados à violência praticada por pessoas intolerantes. Isso acontece porque as diferenças ainda não são aceitas e respeitadas. Principalmente no Brasil, que é um país miscigenado e com muita diversidade de culturas e religiões, o trabalho para a diminuição da intolerância será muito mais árduo, dado que muitas religiões historicamente são taxadas negativamente no Brasil por terem aspectos diferentes da religião mais tradicional, que é o cristianismo.
Enfim, para que em algum dia nós possamos viver em um país com menos intolerância religiosa e com mais respeito mútuo entre as religiões, apesar das diferenças, é necessário uma política de conscientização na população, principalmente mais jovem, orquestrada pelos governos nas escolas e na mídia para que cada vez mais a mobilização social ao combate da intolerância religiosa aumente, e que dessa forma essa triste realidade seja revertida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018