Título da Redação: Intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Guido Vieira


A evidente diversidade religiosa é um fator de destaque na sociedade brasileira, que desde os primórdios de sua formação conviveu com diferentes culturas e povos. No entanto, as divergências entre as várias tribos religiosas têm causado problemas recentemente, advindos de uma enorme intolerância entre os diferentes credos.

Através do processo de colonização brasileiro, houve um enorme fluxo migratório, o que conferiu a nossa sociedade a riqueza cultural observada na atualidade. A imensa quantidade de tribos religiosas não foge a regra, estando também ligada ao processo colonial. Tal fato pode ser observado através da forte presença de religiões como a Umbanda, o Budismo, o Hinduísmo e até mesmo o Catolicismo no Brasil, advindos respetivamente dos africanos, asiáticos e dos europeus. Essas religiões deveriam supostamente, ser praticadas livremente pelos seus adeptos, como previsto na constituição, que garante a livre expressão de crenças aos cidadãos. Porém, essa expectativa não se tornou realidade devido a intolerância entre as crenças individuais.

A intolerância religiosa se manifesta de forma a reprimir um grupo de pessoas por causa de sua crença. Tal fato pode ser observado através discursos opressivos, depredação de locais e imagens representativos de alguma religião, e por ofensas individuais. O desrespeito e o preconceito gerado através da intolerância é um problema grave na sociedade brasileira, uma vez que interfere diretamente no direito à liberdade de expressão individual, gerando a necessidade de uma imediata intervenção para que ocorra a solução da questão.

O problema da intolerância se inicia desde cedo, quando no processo de educação de um indivíduo, não lhe é ensinado a conviver com as diferenças existentes na sociedade. Por isso, a primeira medida que deve ser tomada seria a inserção de projetos governamentais, incentivados pelo ministério da educação, com objetivo de expor as crianças a diversidade religiosa através de aulas ou palestras sobre as diferentes crenças no brasil, e a importância do respeito mútuo entre elas.

Outra medida instantânea poderia ser tomada com o objetivo de conferir maior proteção as instituições religiosas e seus respetivos adeptos. Isso pode ser feito através de rondas policiais próximas a centros onde as crenças são praticadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018