Ainda que o Brasil seja um país laico, é gritante o número de crimes contra o sentimento religioso, mesmo com a legislação que permite a liberdade de crença, o número de vítimas que sofrem discriminações por tal motivo é extenso. Colocando em visibilidade a intolerância religiosa na socidade brasileira.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, possuímos direito a liberdade de crença, desde que tal manifestação religiosa não ofenda a alguém, em contradição o número de vítimas que foram agredidas ou ofendidas continua alto, manifestações e acontecimentos religiosos embora permitidos são alvos de desrespeito, vindo a tona a exclusão social junto ao preconceito pela opção religiosa.
Dados coletados pela Secretaria de Diretos Humanos, apontam que muitas das vítimas tem receio de denunciar o acontecido, consequentemente também sentem de informar a religião e sofrer retaliações do agressor , 20% dos casos envolveram violência física, alta porcentagem , considerando que o Brasil é um país de liberdade de expressão e religiosidade.
Diante dos fatos apresentados, podemos concluir que apesar de existir leis que asseguram a liberdade religiosa, ainda há inúmeros casos de intolerância religiosa, a população junto ao governo devem trabalhar para combater esta fatalidade, criando leis mais rigorosas, campanhas de conscientização, assegurar total segurança a vítima ao denunciar o agressor, além de palestras escolares sobre respeito a diferentes crenças, para que assim o Brasil seja um país livre da discriminação religiosa.