Título da Redação: Liberdade Religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Andersson


O número crescente de denúncias de intolerância religiosa registrada pela Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República – ano de 2015 – caracteriza uma tendência de desrespeito às outras religiões não só no Brasil, mas em todo o mundo. Nessa conjuntura e em sociedades marcadas por preconceitos e desrespeito às outras crenças, o discurso de ódio e as agressões físicas parecem ter supremacia e comprometer a liberdade religiosa de cada indivíduo.
Mediante discursos de ódio, a promoção da intolerância religiosa esta sustentando grupos fundamentalistas e deixando rastros de sangue por onde passam. Prova disso é o grupo extremista Estado Islâmico que por intermédio de meio de comunicações, como a internet, ganha mais adeptos, prega a morte de cristãos e combate à vida ocidental. Tal situação evidencia o poder da fala que muitos líderes religiosos possuem para movimentar grande contingentes populacionais.
Diante desse incentivo à intolerância que muitos líderes espirituais promovem, alguns fiéis chegam ao extremo e cometem agressões físicas, transformando lugares de culto em verdadeiras arenas religiosas. Tal situação fica clara ao analisar o caso da garota candomblecista de onze anos que foi atacada com uma pedra após voltar de um culto. Nessa conjuntura, as agressões físicas devem ser o estopim para uma efetiva atuação do Estado para coibir e evitar tais problemas.
Mediante os fatos, fica clara a necessidade de atuação da Secretaria de Direitos Humanos e daqueles líderes religiosos. A priori, é exigido que os representantes espirituais preguem a liberdade religiosa para seus fiéis e estes se reúnam anualmente para debater e discutir maneiras de mitigar tal problema. Além disso, é fundamental que a Secretaria de Direitos Humanos capacite profissionais para atender e acompanhar vítimas de intolerância, sendo direcionadas para centros especializadas, pois só assim a liberdade religiosa será efetivada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018