Título da Redação: LIberdade: uma conquista de todos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Demoiselle d' Ys


A liberdade religiosa, sagrada como um direito humano pela ONU, tem sido constantemente atacada no Brasil. Praticantes de determinados cultos relatam ataques físicos, insultos e, até mesmo, casos de homicídios já foram registrados motivados por intolerância religiosa.Tal cenário violento e irracional torna a discussão do assunto extremamente relevante e impõe a necessidade de soluções práticas.
Primeiramente, há que se destacar que a conquista desse direito fundamental à dignidade humana, a liberdade de crença, foi uma árdua tarefa, sendo que séculos de amadurecimento intelectual e de enfrentamento de ideias foram necessários para que um Estado laico que respeitasse as liberdades individuais fosse estabelecido. Esse embate quase sempre foi violento e muitos tiveram suas vidas tomadas pela intolerância. Atualmente, sabe-se que a pluralidade de ideais é salutar à uma democracia consolidada, sendo que o respeito à opinião alheia, assim como ao modo de viver do outro são características das sociedades altamente civilizadas.
No entanto, no Brasil, o direito da prática religiosa tem sido constantemente violado, e as pesquisas mostram que os principais afetados são os praticantes das religiões africanas. Essa intolerância é muitas vezes, também, cultural e étnica, direcionada aos setores minoritários da sociedade. É notável que o próprio governo brasileiro desrespeita sua laicidade ao admitir símbolos religiosos em prédios públicos, ao permitir o ensino religioso nas escolas de forma excludente e pouco abrangente. Um exemplo recente da imparcialidade do Estado foi a exclusão das religiões de matriz africana do centro ecumênico da Vila Olímpica.
Sendo assim, o Estado brasileiro, em conformidade com sua Constituição, deve zelar pela liberdade de crença ou descrença de seus cidadão, assim como promover o debate nas escolas e ampliar o conhecimento religioso. Portanto, punições devem ser impostas aos que violarem a liberdade de culto. Além de esclarecer a importância cívica das liberdades individuais e dos direitos humanos como históricas conquistas do Estado moderno e que estas devem ser ampliadas, porém, nunca retrocedidas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018