Título da Redação: Mensagem contraditória

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mateus Sanchez


Segundo os antropólogos, todas as civilizações que já existiram e cujos registros permanecem bem preservados, apresentavam algum tipo de crença ou culto, ou seja, todas apresentavam alguma religião. Ainda hoje é assim, todas as civilizações existentes atualmente professam alguma fé, e isso é fácil de se observar no dia a dia. Todavia, outra coisa fácil de se observar é a intolerância que as várias religiões têm umas para com as outras, e vários são os fatores que levam a isso.
O primeiro e mais importante deles, se deve ao fato de que é comum existir um dualismo céu-inferno entre as várias crenças. Assim, há a visão de que "aqueles que não acreditam no que os meus semelhantes acreditam, estão certamente servindo a algum demônio". Com isso, os que mais sofrem perseguição religioso no Brasil acabam sendo os membros da Umbanda, pois além da intolerância, sofrem o preconceito por serem majoritariamente negros.
Em segundo lugar, é notório o fato de que no Brasil, o próprio Estado é responsável pela discriminação ativa de várias religiões quando permite que crucifixos e imagens de santos(as) sejam afixados em órgãos e repartições públicas. A maioria da população não vê problema nisso, justamente porque a maioria é cristã. Para ilustrar melhor essa situação, imaginemos que do dia para a noite, todos os símbolos cristãos fossem trocados por representações de orixás. Evidentemente, isso seria desagradável para várias pessoas.
Oras, se essas situações desagradam e ofendem alguns, por que continuamos a ser coniventes com elas? Isso chega a ser inclusive contraditório, visto que os grandes líderes religiosos pregavam a fraternidade e o respeito mútuo. Aliás, as religiões em si, já parecem nascer contraditórias. Se pararmos para analisar a história das grandes religiões, perceberemos que a maioria prega o amor e a paz, mas elas só se difundiram pelo mundo após o uso intenso da violência.
Logo, para reverter essa situação, é importante que dentro do estudo de história em sala de aula, haja um destaque para a formação e crenças dos vários núcleos religiosos existentes. Assim, com uma melhor familiarização em relação à cultura alheia, talvez em um futuro distante, haja mais respeito e amor ao próximo, como queriam os fundadores das grandes religiões hoje existentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018