Título da Redação: Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Conceição Oliveira Oliveira


Na teoria, o Brasil é considerado um país laico, desde sua primeira constituição republicana de 1891. Porém, na prática, algumas crenças religiosas sofrem ainda perseguição. Contudo, em um país tão mestiço é possível encontrar muitas religiões diferentes. Mas para que possam coexistir harmonicamente, o respeito deve ser um dos primeiros dogmas de suas crenças.
Católicos, umbandistas, evangélicos, ateus e muçulmanos, entre outro, compõem a grande diversidade religiosa do país. Ora um povo considerado um dos mais miscigenados, seria impossível não encontrar tanta diversidade. Cada povo que aqui estalou-se, incorporou sua forma de culto. Sendo contudo, uma forma de preservar suas tradições, hábitos e costumes.
No entanto, muitas vezes não convivem pacificamente entre si. O estado da Bahia, hoje possui a maior população negra fora da África, resultado da diáspora africana dos séculos 16 a 19. Fundiram a umbanda com o catolicismo e surgiu o candomblé. Vale ressaltar, que mesmo sendo um país laico, com liberdade de culto, alguns grupos religiosos, principalmente, os protestantes, perseguem os praticantes do candomblé. Não aceitam sua forma de cultuar seu Deus e preservar suas tradições. Além de ser uma intolerância religiosa, passa pelo viés da descriminação racial.
Martin Luther King, um dos maiores pacificadores da história, acreditava que a tolerância é a ferramenta dos inteligentes. Portanto, respeitar a religião do outro é uma forma de mostrar desenvolvimento intelectual em aceitar as diferenças. Ademais, é necessário que o governo seja mais rigoroso na punição de qualquer forma de intolerância. Além disso, é preciso que as escolas voltem com ensino religioso, mais voltado para o ensinamento de cada religião como forma de expressão cultural. Afinal na essência somos todos iguais, mas nas diferenças devemos nos respeitar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018