Título da Redação: Novas crenças

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por mrqst


A intolerância religiosa no Brasil é considerada uma herança histórica, visto que, desde a chegada de europeus em nossas terras há, partindo de uma visão etnocêntrica, o pressuposto de que algumas religiões são melhores que outras, e assim surge a ideia de necessidade de catequização de índios e escravos para torná-los "civilizados" diante da perspectiva cristã imposta por nossos colonizadores.
Ainda hoje a intolerância religiosa pode ser percebida de diferentes formas e em diferentes contextos. Na realidade brasileira, religiões de matriz africana são visivelmente mais discriminadas pela sociedade, desde atos considerados pequenos e cotidianos – que só fazem por contribuir que este preconceito seja velado de brincadeira – até os mais graves como impedimento de rituais/festanças características da religião em locais públicos.
Além disso, estamos vivenciando muitas dessas práticas também quando as vítimas são autodeclaradas muçulmanas e/ou são refugiadas da atual guerra civil Síria e não conseguem visto para certos países que relatam ter essa atitude para evitar grupos terroristas – o que é uma justificativa refutável pois em todas as religiões temos fundamentalistas –. Estes grupos são grandes auxiliadores para o agravamento dessa situação de segregação pelo mundo.
Por fim, com o objetivo de combater práticas de intolerância religiosa no Brasil, é necessário olhar para o que está acontecendo no mundo, assim não nos espelhamos em erros, tendo em vista que certas medidas políticas podem influenciar a posição dos cidadãos e, paralelo a isso, se faz necessária, com o objetivo de superarmos as raízes do passado excludente que invisibilizou as religiões tragas do continente africano e crenças já existentes dos índios brasileiros, levar a discussão religiosa para o meio educacional demonstrando seu valor histórico e, a partir disso, levar essa discussão para a população, com o objetivo de trazer novas perspectivas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018