Título da Redação: O combate a intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Riick


O Brasil é formado por diversas etnias, e consequentemente possui vários seguidores de religiões diferentes. Além disso, a laicidade do Estado permite o culto de qualquer religião, na qual deve haver respeito entre todas elas. Entretanto, as religiões como a Afro-brasileira e a Islâmica, sofre cotidianamente com o preconceito e agressões físicas e verbais. Tal fato desencadeia a necessidade de criar caminhos para que a intolerância religiosa seja combatida.
A religião Afro-brasileira foi implantada no Brasil com a colonização portuguesa, pois foi nessa época que a mão-de-obra escrava de origem africana chegou no país. No entanto, os rituais realizados pelos escravos não eram aceitos pelos europeus. Nesse caso, suas atividades eram proibidas, e os escravos foram induzidos a adotar ao catolicismo, que era a única religião aceita na época. Nesse sentido, é nítido que esse fato histórico influenciou no atual preconceito contra essa religião, visto que por ser uma crença com cultos diferentes das religiões consideradas tradicionais pela maioria da população, causa estranhamento e como consequência, gera o preconceito e a violência.
Além disso, atualmente a religião Islâmica tornou-se alvo de preconceitos e agressões devido a ação do EI (Estado islâmico). O EI contraria várias doutrinas do Alcorão (livro sagrado do islamismo) e tem como objetivo criar um califado, e para isso eles realizam diversos conflitos em vários países causando terror e mortes.Com isso, devido a falta de informação, muitos brasileiros rotulam todos os seguidores dessa doutrina como terroristas. Dessa forma, o preconceito e as agressões contra essas pessoas são realizadas com frequência.
Por tanto, é necessário que o Ministério da educação implante na grade curricular do ensino fundamental médio, atividades que proporcione ao aluno o aprendizado de diversas religiões e qual foi a sua importância na história. Ademais, faz-se necessário que a população crie ONG's que realizem palestras ensinando a população adulta sobre a importância do respeito entre todas as religiões. Outrossim, é muito importante que o governo federal torne a legislação contra a intolerância religiosa mais rígida. Assim, todas as religiões poderão conviver harmonicamente no país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018