Título da Redação: O desamor de quem deveria amar

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Segundo o dito popular, futebol, política e religião não se discutem. Infelizmente, tal afirmação não tem sido considerada, e, além de debater, muitos brigam, e até mesmo matam, por ideologias de culto pelo mundo afora. O Brasil não foge de tal realidade, e a intolerância aterroriza cada vez mais aqueles que não encaixam-se no padrão de um Estado que deveria ser laico.
Amor e respeito são a base doutrinária de diversas religiões existentes, mas parecem estar sendo esquecidos por seus fiéis. Aqueles que deveriam amar e ajudar quem está ao seu lado - como os mestres ensinaram - preferem julgar e punir quem discorda de sua ideologia. Assim, a tentativa de "conversão" acaba criando barreiras cada vez maiores de ódio e discriminação entre as religiões.
Há quem pense que terroristas são apenas muçulmanos que explodem seus corpos em nome de Alá. O termo "guerra santa" está se espalhando por todas as religiões, fazendo discípulos da repressão, que tentam - a qualquer custo - impor sua religião para aqueles que pensam de forma contrária, ferindo a liberdade de culto prevista na constituição brasileira.
É indiscutível que, no Brasil, mesmo com toda sua diversidade cultural, a intolerância religiosa é uma realidade, e que algo precisa ser feito para mudá-la. Os poderes legislativo e executivo devem, respectivamente, a primorar as leis que garantem a livre prática de religiões no país, e fiscalizar para que elas sejam devidamente cumpridas, punindo os radicais que queiram interferir na fé alheia. Família e escola também devem fazer sua parte, mostrando às crianças que crença não pode ser imposta, e sim escolhida, para que o respeito seja mais importante que a concordância de ideias.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018