Título da Redação: O desrespeito e a impunidade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Senna


Podemos perceber que o desrespeito, o preconceito e a intolerância com determinadas religiões no Brasil, tem crescido, gradativamente. Isso deve-se, também, graças ao elevado índice de impunidade no país. A partir do momento que um indivíduo pratica violência verbal ou física com qualquer que seja o cidadão, pelo simples fato de suas religiões serem diferentes, este indivíduo — que fez a prática de um crime — deve ser, severamente, punido.

O século XXI apresenta característica notáveis, tais como: crescente tecnologia, evolução da internet, globalização, entre outros. Entretanto, apresenta, também, um grande defeito: a intolerância religiosa. Não só no Brasil, mas no mundo todo, o preconceito e a falta de ética tem prevalecido em determinados ambientes. Na faculdade, escola, trabalho e até mesmo num ambiente familiar, atos de desrespeito com a religião do outro são frequentes, e, mesmo assim, a impunidade é perceptível. Para uma sociedade ou uma nação evoluir nos aspectos sociais, é necessário que haja cidadãos com certo nível de educação e uma "mente aberta", e, dessa forma, os índices de preconceito religioso tendem a abaixar.

Além disso , vale ressaltar que o Estado, muita das vezes, não oferece um aparato às vítimas que sofrem certo tipo de violência, em decorrência das crenças seguidas pelo cidadão vitimizado. É importante registrar denúncias de casos de intolerância religiosa, mesmo que no fim do processo não resulte em pena ao criminoso. Atos desse tipo de preconceito podem também incitar o ódio, denegrir a imagem e a dignidade da pessoa atacada. Ou seja, não contribui em, absolutamente, nada para uma nação em desenvolvimento, como o Brasil. Nesse sentido, deduzimos que priorizar o respeito com o próximo, independente de sua crença, é fundamental para uma sociedade.

Sendo assim, notamos que é de suma importância o governo intervir nesse preconceito enraizado. Deve-se começar pelas crianças e na escola. Impor matérias como sociologia no ensino fundamental é uma solução viável, pois, é uma disciplina que propõe muitas discussões e gera opiniões divergentes. Estabelecer debates semanais sobre a intolerância religiosa nas escolas é, também, uma saída. Desse modo, as crianças irão se tornar adultos críticos e éticos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018