Título da Redação: O discurso da intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Desde os tempos de escravidão vemos a intolerância religiosa sendo praticada de forma agressiva no Brasil. Apesar de todo o avanço sócio-político do país desde aquela época ainda vemos essa agressão de formas mais velada, através do discurso de ódio, motor de toda a problemática da intolerância religiosa atualmente.
Os senhores de engenho utilizavam a supressão da religião de seus escravos como mais uma forma de controle sobre eles. Mesmo depois da abolição ainda era proibido o culto religioso de matriz africana. Só após muita luta os praticantes desses cultos conseguiram a liberdade para exercê-los, porém um resquício dessas ideias de controle religioso se manteve em nossa sociedade, conseguindo espalhar-se através do discurso de ódio. Esse tipo de discurso tenta apoiar-se na constituição para manter-se livre de represálias, mas é um pensamento retrógrado que remonta a uma prática terrível que mancha a história do Brasil.
A constituição brasileira traz em seu texto a defesa do direito a liberdade de culto religioso, e muitos que mantém essa ideologia preconceituosa tenta utilizar disso para proteger-se, porém devemos ter em mente que a liberdade de um não pode ser justificativa para o cerceamento da liberdade do outro. Esse tipo de discurso promove a violência, a intolerância e o preconceito, portanto é um ato criminoso. O indivíduo tem o direito de discordar do que a outra religião prega e espalhar essa ideia, porém quando incentiva esse tipo de agressão promove crimes, como a depredação de propriedade alheia.
Para que a intolerância religiosa seja superada em nosso país duas medidas devem ser tomadas. A primeira é o aumento da rigidez nas punições contra o discurso de ódio. A segunda é a aplicação de aulas de educação moral e cívica nas escolas, trazendo o respeito à opinião e ao culto alheio como um de seus principais pontos de discussão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018