Título da Redação: O divino da educação

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Augusto Camargo


A história da humanidade está repleta de casos em que valores religiosos se sobrepuseram perante a outros como educação, igualdade, civilidade, altruísmo. Um desses períodos de nossa história é denominado como Idade média. Nesse período, o Clero destacava-se como a camada mais importante da sociedade. A perseguição contra outras crenças, intolerância à homoafetividade, pensamentos preconceituosos, tais ideais,infelizmente, sempre foram presentes aos adeptos de religião.
Evoluímos como sociedade, porém, alguns desses valores remanesceram. A Igreja insiste na discriminação do que não está de acordo com a Bíblia. É enfatizada a ideia de que, ateus ou seguidores de outra religião sejam pessoas não dignas de compaixão, a homoafetividade também não é reconhecida. Esse tipo de ideologia origina uma forma generalizadora de pensar que é denominada como preconceito.
O preconceito é uma forma de violência ideológica, dá origem à violência verbal, e por fim violência física. A fidelidade do pensamento preconceituoso leva as pessoas, em casos extremos a cometerem crimes. É concebido uma forma de pensar por um grupo de pessoas, essas pessoas agridem verbalmente e em casos extremos ocorre a violência física. Se não repreendidos, o ódio e o número desses grupos poderia tornar-se mais abrangentes e em maior número, a possível consequência seria um período similar ao Nazismo.
São conhecidos os incidentes violentos praticados contra homossexuais e com origem religiosa. No caso dos homossexuais são corriqueiras as notícias de casos de homossexuais atacados, inclusive o de alguns que foram levados a óbito devido a esses ataques. Na questão religiosa, recentemente, um ato terrorista à sede da revista humorística francesa de Charlie Hebdo deixou mortos e feridos.

Tais modos de pensar, ainda por serem presentes evidenciam a importância da tomada de ações que reprimam e que eduquem a população. Leis devem ser criadas proibindo a perseguição religiosa e a homofobia ainda presente. A mídia também deve entrar com seu papel, atingindo as pessoas por meios de propaganda e até mesmo de telenovelas conscientizando as pessoas que religião e opção sexual são irrelevantes ao julgar um ser humano. Do Budismo vem a seguinte frase: “O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância.”

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018