Título da Redação: O ensino da intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Pedro Soares


Os conflitos religiosos no Brasil não são um efeito colateral, como os provenientes da criação do Estado de Israel. Aqui, a intolerância foi imposta de muitas maneiras desde o início da colonização. Da forçada catequização indígena à repressão dos cultos africanos durante a escravidão. Tal como Hitler não nasceu repudiando judeus, os judeus não nasceram repudiando os muçulmanos.
A intolerância não é um aspecto inerente ao indivíduo, é uma ideologia ensinada e precisamente estimulada. Assim como uma criança tem a tendência de seguir o time futebolístico de seus pais, na pureza de sua inocência, tem o mesmo potencial de seguir as ideologias. Caso a família recuse religiões e crenças antagônicas as suas próprias, há uma grande chance de se criar um novo indivíduo intolerante.
Além disso, a fé, antes de tudo, é uma verdade individual. Como Dráuzio Varella comenta, a religião de um, pode na vista de outrem, parecer uma ilusória fantasia. Refutar e incitar discursos de ódio e violência contra uma crença é como se recusar a aceitar a escolha sexual de um indivíduo. Ambas são escolhas de caráter pessoal e que em nada afetam as comunidades ao redor.
Para reduzir a intolerância religiosa no Brasil é preciso, portanto, reduzir a segregação social. Essa característica presente na sociedade brasileira desde seus primórdios, na qual cada grupo se mantém fechado a si mesmo, fortifica o preconceito e a ignorância. Iniciativas governamentais e privadas nas instituições de ensino são a melhor solução, estabelecendo atividades em grupos formados por crianças das mais diversas culturas, por exemplo. Práticas que estimulem os jovens a conhecer e cooperar com seus companheiros é uma excelente maneira de lhes mostrar que a intolerância é insustentável por ser irracional.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018