Título da Redação: O exercício da liberdade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por hullobia


O Brasil, tem em sua bagagem histórica e cultural uma rica diversidade religiosa que, formalmente é protegida por lei. A constituição brasileira prevê a separação de igreja e estado, sendo o Brasil um estado laico onde proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa.
Entretanto, ao passo que essa pluralidade cresce no território brasileiro, é perceptível o aumento da intolerância quando observamos, cotidianamente, a discriminação por outros grupos religiosos. Segundo o Ministério da Justiça o direito de questionar dogmas são assegurados como liberdade de expressão. Mas, atitudes agressivas, ofensivas e tratamento diferenciado em função de crenças e religiões são considerados crime inafiançável.
Embora o Brasil não tenha, historicamente, grandes conflitos armados decorrentes de imposições religiosas, como ocorrem no Oriente Médio, a intolerância existe e age muitas vezes silenciosamente na comunidade, tendo como resultado a violência física, humilhações recorrentes e o isolamento social por medo de represálias.
No contexto de uma nação democrática, é necessário o exercício da verdadeira liberdade religiosa, principalmente na educação e em políticas públicas, de forma ampla e irrestrita de modo que cada indivíduo possa escolher e defender aquilo em que acredita, preservando o seu direito de escolha.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018