Título da Redação: O fanatismo religioso realmente é um problema?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Daiane Monteiro


Difícil é pensar de onde surgiu as religiões, mas facilmente se percebe que seu foco principal é unir a sociedade em busca de um mesmo ideal. Entretanto, este propósito está ganhando uma nova cara, e não é de hoje que contraditoriamente, "rachaduras"vem sendo formadas na sociedade.
É do ser humano querer manter-se em um grupo e poder acreditar em algo. Sentir-se aceito por fazer parte de uma religião com muitos devotos e poder compartilhar suas conquistas e medos. Mais que natural sentir-se acolhido e poder também ajudar o próximo, como muitas associações fazem.
O problema surge quando se chega ao fanatismo. Muitos tem a convicção inabalável de suas verdades e passam a ter uma visão dualista: se o outro não possui a mesma visão sobre dada coisa, este indivíduo passa a ser errado, Passando então a ser alvo de comportamentos extremos. Mas não é uma especialidade somente brasileira.
Como o caso que desencadeou a 2ª Guerra Mundial, quando grupos nazistas - Liderados por Adolf Hitler, na Alemanha - matavam negros, homossexuais e também judeus. Mas não é preciso viajar no tempo. Hoje se tem o Estado Islâmico- grupo extremista formado por muçulmanos, de religião árabe sunita - que tem como objetivo, criar um estado para membros do grupo deles e matar todos os que não compartilham da mesma religião.
Portanto é preciso, acima de tudo, reeducar a população, para que ao invés do preconceito, uma religião contrária possa somar e estabelecer um equilíbrio de conhecimentos. Quebrar este tabu é um processo que seria de grande sucesso tendo o papel da escola e da família. Mostrando desde cedo, que culturas e religiões distintas são ricas e potencialmente harmônicas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018