Título da Redação: O fato social

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Bianca Ferreira


Desde a Era Colonial, o Brasil é cenário de intolerância, começando com a catequização dos indígenas nativos pelos jesuítas europeus. Posteriormente, os escravos africanos enfrentaram a cristianização de seus ícones religiosos, os quais foram substituídos ou mesclados com "santos" católicos. Contemporaneamente, mesmo com a laicidade do Estado prevista na Constituição Federal, problemas relacionados aos dogmas são preocupantes. A problemática se dá pela cultura do preconceito e pelos violentos conflitos.
A princípio, nota-se a discriminação do brasileiro com qualquer religião que não seja a sua. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Analogamente, se um indivíduo cresce convivendo com intolerantes, tende a seguir o exemplo, criando um ciclo social. Ademais, sendo o Brasil tão miscigenado e orgulhoso disso, é contraditório haver tantos conflitos entre religiosos. Entretanto, o preconceito é generalizado e se estende à política, religião e etnias.
Outrossim, vê-se os conflitos resultantes da situação problema. Segundo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem. Dessa maneira, ao conflituar por diferenças nas crenças, o homem prejudica a sua própria espécie por motivos irrelevantes. Somado a isso, além dos casos de violência física, os avanços tecnológicos possibilitaram agressões morais por meio das redes sociais. Prova disso, é o caso da editora em Paris, a qual sofreu ataque terrorista após ofender o profeta Maomé, do islamismo.
Constata-se, então, a necessidade de medidas que combatam a problemática. O Ministério da Educação deve previnir a intolerância nas escolas, utilizando atividades como teatros e brincadeiras lúdicas, de modo a previnir que o fato social em questão influencie as crianças e jovens. Ao Ministério da Cultura, é cabível desenvolver campanhas de conscientização nas redes sociais e comerciais televisivos, as quais explorem a importância da tolerância para o convívio social. Por fim, a população é responsável por denunciar qualquer indício de preconceito ou violência, inibindo, assim, a ação dos intolerantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018