Título da Redação: O legado necessário

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por dreamer


Brás Cubas, o defunto autor de Machado de Assis, afirmou que não teve filhos e nem transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje, ele percebesse o quanto a sua decisão foi correta, visto que, no Brasil, a intolerância e os conflitos religiosos ainda causam conflitos em diversos setores da sociedade.
O Brasil, pela seu histórico de colônia, recebeu em seus portos imigrantes de todas as partes no mundo, e por essa razão, é um dos países com maior diversidade e miscigenação do planeta. No territória brasileiro, é assegurado por lei que a pluralidade de religiões seja respeitada e que nenhuma prepondere na obtenção de direitos. No entanto, a realidade presente do país foge da utopia de paz e harmonia contida na Constituição, e algumas religiões, por possuírem maior número de adeptos ou maior representatividade política, entram em conflito com a laicidade e promovem a intolerância.
Durante séculos, vários países ao redor do mundo lutaram bravamente para separar o Estado e a religião e dessa forma, possuir um governo que represente à todos igualdade. O Brasil, entretanto, segue o caminho oposto à essa tendência ao possuir partidos políticos com religião definida e propostas governamentais baseadas em livros místicos e crenças. Um claro exemplo disso, é a bancada evangélica no Brasil, que além de não representar todos os evangélicos pelo seu caráter intolerante, entra, constantemente, em conflito com grupos ativistas, como os defensores dos direitos LGBT e feministas e pretende conceder privilégios a essa religião, comprometendo a igualdade de direitos religiosos e de livre crença no país.
Fica claro, portanto, a necessidade de intervenções para deter essa tendência brasileira ultrapassada. Para isso, o Governo Federal precisa sancionar emendas constitucionais que eliminem partidos de cunho religioso, garantindo assim, que nenhum grupo possua privilégios dentro de um Estado laico. Além disso, sociólogos e historiadores juntamente com representantes religiosos podem desenvolver aplicativos para celulares com informações, dados e curiosidades sobre as diversas religiões do país, visando transmitir conhecimento e incentivar o debate entre a população, para que haja um futuro no Brasil, cujo legado, Brás Cubas pudesse se orgulhar .


https://projetoredacao.s3-sa-east-1.amazonaws.com/redacoes/app/5782ac559e3c87000315be29.jpg

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018