Título da Redação: O mal uso da religião

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Carlos Leonardo


Devido a necessidade de explicar o desconhecido, a espécie humana criou crenças seres divinos e ao longo dos séculos essas crenças deram origem as religiões. Estas mantiveram a mesmo finalidade, contudo, também pregam a paz, compaixão e respeito. Porém, o fanatismo presente em alguns indivíduos, cegos a própria religião, promovem a intolerância religiosa na sociedade.
No Brasil, essa intolerância gerada, principalmente, pelo fanatismo de algumas pessoas, afligem o respeito para com as utras religiões. A crença desses fanáticos que determinam apenas a sua religião como sendo a detentora da verdade e cm isso, condenam as outras é o que caracteriza esse ato desrespeitoso e criminoso, que é contra as leis do Estado, e também, as dogmas das religiões em geral. Contudo, essa intolerância é ligada fortemente ao preconceito étnico e racial contra algumas religiões do pais como o Candomblé, de origem afro-brasileira. E em casos mais extremos podendo chegar a agressões físicas, Exemplo disso, no Rio de Janeiro, Brasil, uma menina de onze anos, praticante do Candomblé, foi agredida com uma pedrada na cabeça por fanáticos religiosos que condenaram essas criança por intolerância e preconceito à religião.
Dessa forma, a intolerância religiosa, se não controlada, pode se tornar mais um problema social no país. Este, sendo um problema gravíssimo, que visa a agressão e ,também, a caça à liberdade religiosa. Por isso, cabe ao Estado brasileiro , principalmente por ser um país laico, garantir que o direito de liberdade religiosa, bem como a sua segurança na sociedade sejam efetivada por meio da educação na formação dos jovens com disciplinas de direitos humanos e cidadania para que possam apresentar esses conceitos em suas condutas, assim como, a divida punição em casos dessa intolerância. E também, o posicionamento e até mesmo intervenções das religiões, mostrando aos seus fieis que a religião não prega, de forma alguma, essa prática. Para que assim, a intolerância religiosa seja erradicada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018