Título da Redação: O mandamento da laicidade.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por ana lsc


Onze de setembro de 2001. Nesse dia, o mundo parava- completamente perplexo- em frente à televisão. As torres gêmeas caiam, e por outro lado, erguiam-se as certezas de que a intolerância -seja ela de qualquer natureza - poderia alcançar um patamar catastrófico em pleno século XXI. Embora não seja de hoje, no Brasil, é possivel detectar uma corrente de intolerância bastante acentuada : a religiosa. E a partir dessa analise endagar a questão: em um Estado dito laico, é possível estabelecer um dogma como verdade absoluta?
Em primeiro lugar é necessário enxergar a miscigenação cultural no nosso país. Os processos imigratórios garantiram ao Brasil uma extensão de religiões muito grande. Religiões estas, que vão desde o cristianismo, como premissa colonial, até o judaísmo, sendo aqui a segunda maior comunidade judaica da America Latina. Os extremos opostos porém, apesar de agregarem valores à nossa diversidade, são muitas vezes motivo de ódio gratuito entre os praticantes.
A crueldade dos intolerantes é atônita. Recentemente, a notícia de que uma menina foi apedrejada quando saia de um culto de candomblé, surpreendeu boa parte dos brasileiros, porquanto explicitou a gravidade do patamar que alcançamos, e a ironia da violência por parte dos praticantes de religiões que visam pregar a paz.
É nítido que a intolerância causa uma desordem social. Pois ainda que o senso comum propague a ideia de que para um país ser civilizado é preciso estabelecer uma única doutrina, é mais que necessário que essa convicção errônea seja derrubada, uma vez que nenhuma forma de genocídio caracteriza atitudes de pessoas civilizadas.
  Portanto, fica claro, que todas as pessoas, e suas respectivas religiões - ou ausência delas - devem ser respeitadas. Medidas imediatas precisam garantir isso, a curto prazo a mídia deve ser usada como veículo para esclarecer, através de propagandas governamentais, a importância do respeito à cada religião e o conceito do estado laico. A longo prazo, a implementação do assunto tolerância - ao invés do ensino de uma determinada religião - precisa ser embutido na grade escolar. Contribuiremos assim, para que tragédias intolerantes  - como "o onze de setembro" - nunca mais voltem a marcar o calendário da humanidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018